A bancada da Frelimo na Assembleia da República manifestou solidariedade às famílias das 28 vítimas fatais do acidente de viação ocorrido na madrugada de domingo, no bairro Luís Cabral, em Maputo, ao longo da Estrada Nacional Número Quatro (EN4).
Inicialmente, 23 mortes foram confirmadas no local do acidente, enquanto outras pessoas faleceram a caminho do hospital ou ao chegarem nas principais unidades de saúde, como os hospitais Geral José Macamo e Central de Maputo.
O porta-voz da bancada, Edmundo Galiza Matos Júnior, expressou também solidariedade aos feridos, desejando-lhes recuperação rápida para que possam voltar ao convívio familiar em breve. Ele destacou a importância de seguir as regras de trânsito, respeitar os limites de velocidade e apelou à prudência dos pedestres ao atravessar as vias. Além disso, solicito que a Polícia aumente a eficácia no controle do tráfego.
Matos Júnior ainda ressaltou a necessidade de o Governo reassentar as pessoas que vivem próximas às estradas, evitar novos acidentes e garantir a segurança dos moradores dessas áreas.
A bancada parlamentar da Frelimo reuniu-se recentemente para preparar as perguntas a serem feitas ao Governo durante a sessão de informações do Executivo, marcada para os próximos dias. Um dos principais temas de interesse é a resposta às chuvas que já causaram perdas de vidas em algumas regiões do país.
Segundo a porta-voz, embora as chuvas tenham causado danos em várias infraestruturas sociais pelo país, a cidade de Maputo tem registado pouca ocorrência, o que contribui para a escassez de água para os consumidores.
A Frelimo também quer questionar o Governo sobre as medidas de prevenção de calamidades e de gestão de água em Maputo, Matola e Boane, locais onde o fornecimento é limitado. Além disso, busca esclarecimentos sobre as ações do município no reassentamento das vítimas da lixeira de Hulene e na implementação de moradias e infraestruturas em áreas seguras.
Fote: portaldogoverno