Segue-se a transcrição da mensagem do Presidente eleito pelos Moçambicanos, Venâncio Mondlane, face aos resultados anunciados pelos órgãos de comunicação, atinentes ao apuramento intermédio em curso em vários distritos:
Caros amigos, moçambicanos e moçambicanas. Aqui fala o Venâncio Mondlane, candidato vencedor inequívoco das eleições Gerais de Outubro de 2024. Estamos a ver muita preocupação do povo face aos resultados de apuramento intermédio que estão sendo divulgados, que mostra de forma clara a falsidade, burla, fraude do nível mais vergonhoso do regime.
Nota-se claramente que o regime caiu , e estão a usar todos os meios possíveis para alterar e adulterar os resultados depositados pelo povo na urna. Estão a usar os órgãos de informação públicos e privados para serem cúmplices e apadrinharem a fraude e o sofrimento do povo.
O Partido no poder só vem ganhando eleições de forma fraudulenta roubando e perdendo desde 94. Eu quero frisar que os resultados divulgados pelos órgãos de comunicação TVM, RM e outras emissoras privadas são resultados falsos e viciados. O mais grave é que nos distritos estão a tentar subornar nossos mandatários para assinarem os editais falsos.
O futuro deste país e da nação moçambicana. Conforme eu disse antes, depende da sua postura individual e coragem. O Partido Renamo entrou no esquema e cá na cidade de Maputo ja começaram a adulterar resultados no distrito de Lhamankulu. A Renamo obteve somente 3%. Agora estão a dar acima de 20%.
A Renamo entrou em um casamento repugnante, sujo com o partido Frelimo para que roubem o partido PODEMOS, traição completa de todo projecto do André Matsangaissa e do Afonso Dhlakama. Traição de todo projecto do Eduardo Mondlane e Samora Machel. Traição absoluta do projecto do Azagaia, da Alice Mabote, e de todos que lutaram pelo bem do Povo. A Frelimo e a Renamo decidiram definitivamente desrespeitar e pisar o povo, da forma mais vergonhosa e profunda para continuar a escravizar o povo.
Meus amigos. Os resultados divulgados pelos órgãos de comunicação são totalmente falsos, adulterados pelo regime.
Estamos numa escravidão dez vezes pior que do colono. Não se abalem com esses resultados. A muralha caiu e não há como parar a vontade popular. A esta altura a mentira chegou ao fim e desta vez acabou. Portanto, é isso que queria comunicar ao povo.
Estamos em confirmação que o regime chegou ao fim. Está acabado, degradado e em cinzas. A sociedade moçambicana tem provas concretas da nossa vitória e chegou a altura de o regime sair definitivamente.