Manuel de Araújo processa Polícia por morte de menor durante intervenção em Quelimane
O autarca de Quelimane, Manuel de Araújo, ligado à RENAMO, anunciou ter apresentado queixas na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Polícia da República de Moçambique (PRM), incluindo o comandante provincial da PRM, o comandante da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) e os comandantes da primeira e quarta esquadras da cidade.
“A isto chama-se Estado de Direito. Num Estado de Direito não se faz justiça pelas próprias mãos (…) Nós vamos seguir a lei", afirmou Araújo.
O caso está relacionado com a atuação policial em 13 de novembro, quando as forças de segurança dispersaram uma manifestação em Quelimane com gás lacrimogéneo, resultando na morte de um menor. Manuel de Araújo acusa a polícia de agir com violência para reprimir marchas pacíficas e denuncia que também foi alvo dos disparos.
O edil de Quelimane promete levar o caso até às instâncias internacionais, caso não haja resolução no país. "Se a Procuradoria Provincial não resolver, recorremos à PGR; se a PGR não resolver, vamos ao Tribunal Africano dos Direitos Humanos; e, se necessário, ao Tribunal Penal Internacional em Haia. Nós temos as provas. Mas queremos esgotar as vias internas antes de recorrer ao exterior", garantiu.
Fonte: DW