Protestos pós-eleitorais em Chibuto resultam em vandalismo de instituições públicas
Nos últimos dias, sete instituições públicas no distrito de Chibuto, província de Gaza, foram alvo de vandalismo e incêndios durante manifestações relacionadas à contestação dos resultados eleitorais. Entre as entidades afetadas estão o Tribunal Judicial do distrito, a Conservatória do Registo e Notariado, a Comissão Distrital de Eleições e os Serviços Distritais de Educação e Infraestruturas.
Populares invadiram e destruíram parcialmente o edifício do tribunal. No Serviço Distrital de Infraestruturas, pedras foram lançadas contra a fachada, danificando o local, enquanto um veículo no recinto foi incendiado. No Serviço Distrital de Educação e Desenvolvimento Humano, o cenário foi semelhante, com ataques que destruíram parte das instalações.
A Conservatória dos Registos foi incendiada, resultando na destruição de documentos arquivados. O edifício do Posto Administrativo Sede também foi consumido pelo fogo, deixando um rastro de destruição, com bens como computadores e impressoras saqueados.
Outras estruturas, como a casa protocolar da comandante da Polícia, também foram vandalizadas e tiveram objetos furtados. Relatos indicam que a onda de violência começou após um comerciante local ser atingido por uma bala perdida, supostamente disparada pela polícia durante uma intervenção para controlar os protestos no Mercado Central.
Além das instituições públicas, pelo menos seis estabelecimentos comerciais foram saqueados. A Procuradoria Distrital de Chibuto também foi incendiada, intensificando os prejuízos.
A polícia local informou que irá se pronunciar sobre os acontecimentos ainda nesta segunda-feira, enquanto a situação no distrito segue tensa.