Linha de Machipanda volta a operar após acordo entre CFM e trabalhadores
As operações de transporte de carga e passageiros na linha de Machipanda foram retomadas após um acordo entre a empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e os trabalhadores ligados à Brigada de Reabilitação da Linha de Machipanda (BRLM). A circulação havia sido interrompida na terça-feira, 3 de dezembro, em protesto contra as condições laborais.
O entendimento alcançado prevê que a CFM indemnize os trabalhadores pelos cinco anos de serviço e os demita imediatamente. A empresa também orientou que os operários aguardem novas instruções em casa. Apesar de aceitarem o acordo, os trabalhadores expressaram insatisfação, afirmando que se sentiram prejudicados durante o período de vínculo.
“O acordo ficou em 75% porque esperávamos ser efetivados pela CFM, mas vamos aceitar a indemnização e seguir com nossas vidas”, disse uma fonte entre os trabalhadores.
Questionados sobre uma possível volta ao trabalho em caso de emergências, como reparos na linha, a maioria declarou que não estaria disposta a retornar. “Fomos tratados com descaso por cinco anos. Não queremos mais trabalhar para eles”, afirmou um dos operários.
A Integrity apurou que a CFM Centro havia subcontratado uma empresa para executar os serviços da BRLM, e os contratos dos trabalhadores estavam vinculados a essa prestadora. A manifestação, que começou com o bloqueio da linha na terça-feira, foi encerrada na sexta-feira, 6 de dezembro, quando o acordo foi firmado e a circulação restabelecida.
Em : Actualização
Fonte: integry magazine