Protestos em Maputo: Passageiros Retidos no Aeroporto por Bloqueios de Circulação
Dezenas de pessoas enfrentaram horas de espera no Aeroporto Internacional de Maputo devido aos bloqueios de vias durante os protestos realizados nesta quarta-feira, em Maputo. A circulação de veículos esteve suspensa das 08h00 às 16h00, afetando viajantes e trabalhadores.
Arlete Pestana, de 45 anos, foi uma das passageiras que teve de aguardar no aeroporto. "Não vamos conseguir sair daqui antes das 16 horas", disse à agência Lusa, mencionando as quase oito horas de espera ao lado de outras pessoas que também ficaram retidas no local.
Ribeiro Mawatareque, que aguardava um familiar vindo de um voo previsto para as 15h00, estava no aeroporto há mais de quatro horas. "Espero chegar em casa mais tarde, depois que o tráfego for liberado", comentou.
No estacionamento, taxistas observavam a situação sem muitas perspectivas de trabalho. Frederico Tembe, motorista de transporte privado, reclamou das dificuldades causadas pelas barricadas improvisadas nas vias de acesso. "Já é difícil trabalhar com os preços dos aplicativos, e ainda precisamos pagar para passar por algumas barreiras", afirmou.
Próximo ao aeroporto, grupos de jovens foram vistos jogando futebol sob o calor intenso, enquanto esperavam o fim da restrição de circulação. Os bloqueios fazem parte dos protestos liderados pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, que contesta os resultados das eleições realizadas em outubro.