Venâncio Mondlane desafia Presidente de Moçambique para diálogo virtual aberto ao público
MAPUTO — Venâncio Mondlane, candidato presidencial que ficou em segundo lugar nas eleições de 9 de outubro, de acordo com os resultados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), lançou um desafio público ao Presidente Filipe Nyusi. Ele propôs um diálogo virtual aberto ao público, após o fracasso do encontro previamente agendado entre Nyusi e os quatro candidatos presidenciais, que não contou com a presença de Mondlane.
O apelo foi feito nesta quinta-feira, dia 5, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Mondlane expressou sua disposição em participar do diálogo:
"Convido o Presidente da República a um encontro virtual. O senhor pode estar em Moçambique e eu estarei onde estou. Podemos dialogar virtualmente, de forma pública e transmitida. Estou disponível e ansioso por essa oportunidade."
Enquanto isso, Manuel de Araújo, edil de Quelimane e membro da Renamo, convocou manifestações a partir desta sexta-feira, 6, até que o Conselho Constitucional anuncie os resultados finais das eleições.
A onda de protestos, denominada "4x4" e iniciada no dia 4 de dezembro, já registra números conflitantes sobre vítimas e feridos, segundo dados divulgados pela Polícia da República de Moçambique (PRM) e a organização Decide.
Até o momento, Filipe Nyusi não se pronunciou sobre o desafio proposto por Mondlane.