Falta de certificação dificulta entrada de pequenas e médias empresas na mineração e energia, diz Osvaldo Maúte

 


Falta de certificação dificulta entrada de pequenas e médias empresas na mineração e energia, diz Osvaldo Maúte

A Associação das Pequenas e Médias Empresas (APME) apontou a falta de certificação e a escassez de recursos financeiros como os principais obstáculos para que empreendedores moçambicanos aproveitem melhor as oportunidades nos setores de energia e mineração.

O presidente da APME, Osvaldo Maúte, destacou esses desafios durante a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a AME Moçambique, consultora e promotora da Conferência Internacional de Mineração e Energia (MMEC), que este ano chega à sua 11ª edição.

"Um dos desafios das pequenas e médias empresas tem a ver com a certificação. Temos trabalhado com parceiros para oferecer capacitação que atenda às demandas dos grandes projetos do setor de mineração e energia", afirmou Maúte, citado pelo jornal Savannah. Ele também ressaltou a falta de financiamento como um entrave, visto que esses setores exigem altos investimentos.

"Estamos comprometidos em mobilizar financiamento que permita que micro, pequenas e médias empresas alavanquem seus recursos", acrescentou.

Por sua vez, Calisto Baquete, representante da AME, enfatizou a importância de apoiar as PMEs para que elas possam aumentar sua contribuição na criação de empregos, geração de renda e no desenvolvimento econômico do país.

"A AME vem se preocupando em reunir as PMEs nessa plataforma de negócios, que é o MMEC, há cerca de sete ou oito anos", disse Baquete.

A Conferência Internacional de Mineração e Energia acontecerá nos dias 7 e 8 de maio, em Maputo, com o tema "Investindo em uma nova era: transformando os recursos naturais de Moçambique para estimular a industrialização e a integração regional".

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال