Governo anuncia construção de valas de drenagem nos bairros vulneráveis de Maputo

 


Governo anuncia construção de valas de drenagem nos bairros vulneráveis de Maputo

O governo moçambicano anunciou planos para a construção de valas de drenagem em bairros críticos da cidade de Maputo, com o objetivo de minimizar os impactos das inundações e melhorar as condições de vida da população.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, durante a primeira reunião do comité de coordenação conjunta para a formulação do Plano Diretor Integrado de Redução do Risco de Desastres por Inundações, abrangendo as cidades de Maputo e Matola.

De acordo com Joaquim, os locais que receberão as infraestruturas ainda estão sendo analisados, e a construção será realizada conforme o nível de vulnerabilidade de cada área afetada.

A iniciativa conta com a parceria do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Cidade de Maputo (CSRECM) e da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), que trabalham no fortalecimento da capacidade de prevenção de desastres naturais na região metropolitana da capital.

"As equipas conjuntas começam este mês os primeiros estudos para identificar e avaliar os riscos de inundações, além de realizar análises de viabilidade para a implementação de medidas concretas, unindo a experiência japonesa com a realidade moçambicana", afirmou o secretário.

O projeto terá duração aproximada de três anos, com previsão de execução entre março de 2025 e novembro de 2027.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال