MDM Exige Reposição Urgente de Infraestruturas Destruídas Pelos Ciclones
Maputo, (ActualizaNews) – O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) pediu ao Governo a reposição imediata das infraestruturas públicas e privadas destruídas pelos ciclones Dikeledi e Jude nas províncias do norte do país.
Durante a abertura da I sessão ordinária da X Legislatura, o chefe da bancada do MDM, Fernando Bismarques, denunciou a situação precária de mais de mil pessoas alojadas num centro de acolhimento instalado na Escola de Namialo, além de outras distribuídas em 38 escolas.
O partido exige medidas urgentes para garantir a normalização da vida dos cidadãos e o regresso das aulas nas áreas afetadas.
Críticas ao Governo e Preocupações com Segurança
Bismarques também lamentou a morte de 23 pessoas no acidente de viação ocorrido no último domingo, em Gondola, província de Manica. Além disso, criticou a recusa do ministro do Interior em conceder uma audiência ao partido.
Em relação à criminalidade, o chefe da bancada do MDM denunciou a onda de raptos que assusta as principais cidades e pediu uma reforma do Estado para combater o crime organizado. Segundo ele, é essencial expurgar todos os envolvidos, incluindo juízes, advogados, agentes da PRM e do SERNIC, que possam estar a alimentar essas redes criminosas.
Emprego e Economia em Foco
O MDM também exigiu que o Governo adote medidas para reduzir o desemprego juvenil, incluindo a diminuição do IVA sobre produtos de primeira necessidade, como forma de aliviar o custo de vida da população.