Pânico em Ancuabe Após Avistamento de Terroristas; Autoridades Apelam à Calma
Ancuabe, Cabo Delgado – O distrito de Ancuabe, na província de Cabo Delgado, viveu momentos de tensão entre o último fim de semana e segunda-feira, dia 31 de Março, devido à presença confirmada de terroristas em algumas aldeias locais.
O avistamento dos insurgentes levou a que muitos residentes abandonassem as suas casas em busca de segurança, gerando um clima de pânico na região. A aldeia de Nanoha/Nanoa foi especificamente mencionada como um dos locais onde a presença inimiga foi detetada.
Belmiro Casimiro, Administrador do distrito de Ancuabe, confirmou os relatos sobre a circulação de terroristas. "Quando a população se apercebeu que havia presença inimiga, naquela aldeia [de Nanoha/Nanoa], colocou-se em fuga", afirmou o administrador, citado pela Rádio Moçambique.
As Forças de Defesa e Segurança (FDS) intervieram prontamente na situação, incentivando a população a retornar às suas residências. Segundo Casimiro, a situação no distrito é agora de "relativa calmia", embora as FDS continuem a operar na área para garantir a segurança.
Apesar da agitação, o administrador assegurou que todos os serviços públicos e privados no distrito estão a funcionar normalmente. "Isso demonstra que a situação [...] voltou à normalidade", considerou.
Belmiro Casimiro apelou à população para que mantenha a calma e a vigilância, solicitando que informem as autoridades sobre a presença de quaisquer indivíduos suspeitos ou estranhos às comunidades. "Aconselhamos que se mantenham calmos e vigilantes, e que regressem às suas comunidades", reforçou o apelo.